Como aumentar a taxa de conversão: 8 dicas práticas de CRO

A conversão é a base do Marketing Digital e saber como aumentar a taxa de conversão é essencial para garantir resultados consistentes. Afinal, todo o esforço e investimento para atrair visitantes para um site ou landing page só faz sentido se estes se transformarem em clientes ou executarem uma ação relevante, como preencher um formulário, descarregar um e-book ou concluir uma compra. 

É aqui que entra o conceito de Conversion Rate Optimization (CRO). Isto é, de otimizar a experiência do utilizador para que mais visitas se traduzam em conversões. E tendo em conta que um utilizador demora apenas cinco segundos a formar uma primeira impressão sobre os sites que visita, cada detalhe conta para garantir que a experiência de navegação é positiva. 

Neste artigo, partilhamos contigo oito dicas práticas sobre como aumentar a taxa de conversão e melhorar a experiência de utilização do teu site

Como aumentar a taxa de conversão passo a passo


1. Simplifica a experiência do utilizador

Um dos aspetos mais importantes do CRO é simplificar a jornada do utilizador, garantindo que este encontra rapidamente o que procura e concretiza a ação desejada.

Assim, quanto mais clara for a navegação, menor será a taxa de abandono e maior será o engagement e a probabilidade de conversão. 

Começa por aplicar a máxima “menos é mais”. Elimina passos desnecessários, distrações ou pontos de fuga (como call to-actions em excesso ou pop-ups intrusivos) que desviam o utilizador do objetivo principal. 

#EfeitoAdclick: a Bluwalk recorreu à nossa ajuda para recrutar mais motoristas e estafetas. Após uma análise inicial ao seu site, concluímos que este era pouco apelativo, a customer journey demasiado confusa e o processo de inscrição pouco intuitivo.

Depois de simplificarmos e otimizarmos esta área para conversão, conseguimos reduzir em 50% o custo de aquisição de novas leads e melhorar o posicionamento da marca em keywords estratégicas face aos concorrentes.


2. Melhora a velocidade do teu site

Sabias que cerca de 53% dos utilizadores tendem a abandonar páginas que demoram mais de três segundos a carregar? Um site rápido não só reduz a taxa de abandono, como melhora o engagement e ainda favorece o ranking nos motores de pesquisa. 

Assim, para diminuir o tempo de carregamento do teu site:

  • Otimiza imagens e ficheiros multimédia;
  • Minimiza o código, usa uma CDN (Content Delivery Network) e ativa a cache;
  • Recorre a ferramentas como PageSpeed Insights ou GTmetrix para avaliar e corrigir problemas de desempenho.  


3. Aposta em conteúdo above the fold

Coloca a tua proposta de valor, call-to-actions (CTA) e formulários estratégicos logo no topo das páginas. Desta forma, o utilizador encontra de imediato aquilo que procura, sem precisar de fazer scroll. 

#EfeitoAdclick: através de um teste A/B que fizemos no nosso site, comparámos um formulário no topo da página com outro no fundo, conseguindo o triplo das conversões na primeira versão (15,28% vs. 4,92%).


4. Usa propostas de valor e call-to-actions claros 

Não compliques. Sê claro e específico na tua proposta de valor. Não adianta teres o melhor produto ou serviço do mercado, se o utilizador não perceber o que ofereces e que ação deve tomar. 

Evita ter informações pouco claras ou confusas, que possam criar dúvidas no utilizador e levá-lo a sair da página. Os teus CTA devem ser:

  • Visíveis e com destaque visual;
  • Específicos e persuasivos (ex.: “Quero saber mais” ou “Quero testar agora”);
  • Colocados em pontos estratégicos de cada página. 


5. Aposta em social proof

O social proof (ou, em português, prova social) é uma poderosa ferramenta, que aumenta a confiança e a credibilidade e diminui a incerteza no momento de decisão.

Pondera incluir, no teu site, testemunhos de clientes satisfeitos, avaliações positivas, casos de sucesso, parcerias reconhecidas ou selos de certificação, para aproveitar o social proof e aumentar a taxa de conversão.

#EfeitoAdclick: ao destacarmos um bloco de social proof logo após um formulário numa das páginas do nosso site, a taxa de conversão duplicou de 2,78% para 5,88%.


6. Personaliza a experiência

A era do “one size fits all” está obsoleta no mundo do Marketing Digital. Hoje, os utilizadores esperam experiências únicas e personalizadas.

Deixamos-te alguns exemplos de personalização que aumentam a taxa de conversão:

  • E-mails segmentados de acordo com o comportamento do utilizador;
  • Ofertas dinâmicas em função do histórico de compras;
  • Conteúdos e anúncios adaptados aos interesses de cada perfil.


7. Não te esqueças do mobile 

Mais de metade do tráfego online vem de dispositivos móveis. Por isso, é fundamental que o teu site seja mobile friendly. 

Garante que:

  • O teu site é rápido e fácil de navegar;
  • Os CTA têm destaque e são facilmente clicáveis;
  • O design é adaptado a diferentes tamanhos de ecrã. 

Assim, serás capaz de aumentar o tempo de permanência e a probabilidade de conversão em mobile. 


8. Testa, analisa e otimiza

Não existem fórmulas mágicas. O que funciona em desktop pode não funcionar em mobile, o que funciona para uma marca pode não funcionar para outra e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. O segredo está em testar, analisar e otimizar com base em dados reais. Tudo de forma contínua. 

Usa testes A/B, heatmaps e métricas de navegação para perceber o que resulta melhor e, assim, realizar alterações com base em dados reais. Mas atenção: testa uma ação de cada vez, senão será mais difícil perceber o que impactou realmente o resultado. 

Desengane-se quem pensa que testar diferentes variáveis em simultâneo trará melhores resultados.


CRO e UX: o casamento perfeito

A verdade é simples: CRO e UX são parte integrante do mesmo processo. Uma experiência intuitiva aumenta a probabilidade de conversão e, muitas vezes, otimizar a taxa de conversão implica melhorar a experiência de navegação do utilizador. 

Embora estas duas estratégias tenham objetivos distintos, quando trabalhadas em conjunto são capazes de tornar os sites mais eficazes, apelativos e orientados para vendas

Assim, um bom site é aquele que consegue criar com sucesso uma relação de harmonia entre a otimização para a conversão (CRO) e a melhoria da experiência do utilizador (UX) através do design.

Queres saber como aumentar a taxa de conversão do teu site através de estratégias que geram impacto? Fala connosco e sente o efeito Adclick na tua empresa. 

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