como fazemos?
Não há fórmulas mágicas. Cada cliente tem um objetivo exclusivo e um público-alvo específico, por isso cada campanha é original e única.
Ainda assim, os nossos anos de experiência têm permitido criar uma estrutura de trabalho, assente na colaboração com os nossos clientes, que permite atingir resultados:
Estabelecer o(s) objetivo(s) e quantificar o que queres atingir com este investimento, é provavelmente a parte mais importante da construção de uma campanha de sucesso.
O objetivo que for traçado terá um impacto direto na escolha das plataformas, no tipo de campanha mais adequada e no orçamento necessário. Procuramos falar contigo para entender o que necessitas e alinhar expectativas sobre quais os resultados expectáveis.
Este é outro passo para atingir ótimos resultados. Até podes ter uma ideia geral sobre quem são, mas quanto mais detalhe existir, mais forte será o alinhamento de toda a campanha e mais detalhe iremos ter para poder tirar partido da capacidade de “targeting” das plataformas do e-commerce.
Realizar um estudo de mercado e concorrência antes de lançar uma campanha é essencial para criar uma estratégia de e-commerce que potencia as vendas.
Com isto, iremos procurar descobrir quem são os teus principais concorrentes não só em termos de pesquisa, mas também compreender o que os torna bem-sucedidos. Com esta informação vamos conseguir saber o nível de competitividade do sector da tua empresa no que diz respeito à presença online.
Fazemos isto sempre independentemente da plataforma e do tipo de anúncios que forem criados.
Este estudo é uma forma de conseguir aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo e como este pesquisa, disponibilizando mais informação sobre como pensam os teus clientes e quais as suas necessidades, permitindo distinguir entre posicionamentos mais competitivos versus oportunidades menos exploradas.
A implementação de uma campanha de e-commerce é bastante diferente das campanhas típicas de paid media, sendo que a maior diferença passa pela configuração do Google Merchant Center e/ou do Facebook Commerce Manager, aspeto crucial para a apresentação de resultados.
Para além desta configuração, tratamos de todas as questões mais técnicas do set-up, como por exemplo a criação das contas nas plataformas, a estruturação das campanhas em cada uma das plataformas, o set-up do sistema de tracking com o Google Tag Manager e Google Analytics, entre outros.
Chegou a hora de configurar o “product data feed”, um ficheiro que descreve e organiza todos os produtos do catálogo de maneira que o Google possa rastrear facilmente e indexar as informações necessárias.
É fundamental ter informação atualizada sobre os produtos, para garantir uma maior probabilidade de se destacar, alguns aspectos essenciais são a categoria de produto, a descrição do mesmo, a marca, o preço, o material, os tamanhos e as quantidades disponíveis, entre outros.
As campanhas de marketing nunca são estáticas. É impensável assumir que a partir do momento em que as campanhas estejam lançadas que o trabalho está feito.
À medida que as táticas de marketing e os algoritmos evoluem, também existe uma mudança de trabalho, de modo a garantir o maior retorno dos gastos com as campanhas. Na prática, este ponto é interminável e, por essa razão, fazemos uma monitorização constante em que analisamos o desempenho das diferentes métricas e procuramos implementar ajustes de modo a garantir que as campanhas estão sempre no auge de performance.
Todavia é importante garantir que nas primeiras semanas se dá tempo suficiente para os algoritmos poderem ter os dados necessários e entrar em ação antes de fazer alterações significativas.
Durante toda a nossa colaboração existe transparência e partilha de informação. Assim, providenciamos a possibilidade de acompanhar os resultados da campanha em real-time e procuramos debater os mesmos contigo com regularidade.
Sabemos que os objetivos também podem mudar e temos a flexibilidade necessária para ajustar as campanhas conforme as necessidades do teu negócio.