Peak Season: a tua empresa está preparada?

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O último quadrimestre do ano é um momento crítico para muitas empresas garantirem os seus objetivos de vendas anuais.

Com o Regresso às aulas, o Singles Day, a Black Friday/Black Month, Cyber Monday, Natal e Ano novo, esta Peak Season, é o momento onde o Marketing das empresas é desafiado a produzir resultados efetivos.

Adicionalmente, o aumento consecutivo do peso do online nas compras em Portugal obriga a que as empresas tenham estratégias de Marketing Digital bem pensadas e estruturadas.

Esta é a época do ano em que verificamos um aumento acentuado na procura de produtos ou serviços por parte dos consumidores, pelo que é uma oportunidade única para maximizar resultados.

Por isso, é essencial garantir que todas as etapas, desde a definição da estratégia à comunicação final, passando pela implementação técnica estão asseguradas, para rentabilizar ao máximo este momento.

A peak season é uma oportunidade para garantir que facilitamos a compra dos consumidores e vamos ao encontro das suas necessidades, ao mesmo tempo que procuramos conquistar novos clientes, aumentando assim a nossa quota de mercado.

Desafiamos-te a avaliar se a tua empresa está preparada para esta Peak Season, com esta checklist com todos os passos que te vão permitir elevar a tua estratégia de Marketing.

Peak Season: checklist

1. Solidificar a base

  • Definir quais os objetivos da Peak Season para a marca;
  • Analisar historicamente as ações e resultados dos anos anteriores;
  • Análise detalhada:
    • Do mercado;
    • Da concorrência;
    • Da própria marca;
  • Compreender a jornada do consumidor da marca;
  • Definir as métricas chave a serem medidas;
  • Definir as ofertas especiais Peak Season a anunciar;
  • Definir os público-alvos a atingir;
  • Definir os canais digitais a utilizar;
  • Compilar o Plano de Ação.

2. Preparar materiais

  • Definir os timings de cada comunicação e os materiais necessários (landing pages, kit emails, criativos…);
  • Escrever o conteúdo que irá acompanhar os anúncios;
  • Criar peças criativas de Design capazes de prender a atenção dos utilizadores e criativos com mensagem e imagem adaptada aos diferentes momentos da jornada do consumidor;
  • Alinhar o agendamento dos anúncios com os picos de compras durante a Black Friday e Natal;
  • Definir e implementar estratégias para promover o contato com os consumidores mesmo após peak season.

3. Validar loja online

  • Testar o website para identificar erros ou problemas;
  • Revisão da página final (verificar integrações, métodos de pagamento…);
  • Assegurar tempo de carregamento da website rápido;
  • Otimizar o processo de checkout;
  • Prever a procura e garantir stock suficiente, especialmente dos produtos mais populares;
  • Garantir que o website está preparado para receber um grande aumento de tráfego;
  • Oferecer várias opções de pagamento.

4. Go live

  • Manter uma comunicação ativa e dinâmica com a comunidade da marca nas Redes Sociais;
  • Implementar campanhas:
    • **PPC Master** – Em Google Ads usar Promotion Extensions e Seasonality Adjustments;
  • Medir as conversões e as micro-conversões (add-to-cart, begin checkout..);
  • Medir o valor das vendas nas plataformas de compra e no GA4;
  • Configurar as enhanced conversions;
  • Garantir que o Merchant Center está corretamente configurado:
    • Atualizar descrições dos produtos e destacar as ofertas da época! (Badges de Preço e Promoções no Merchant Center);
    • Comunicar entregas rápidas, gratuitas e devoluções fáceis;
  • Verificação final de todo o Tracking.

5. Análise e Otimização de Resultados

  • Testes A/B
    • No Copy
    • Nos Criativos
    • Na Landing Page (se for o caso);
  • Acompanhar métricas chave definidas;
  • Ajustar estratégia e ações quando necessário;
  • Ajustar as estratégias de bid para determinados dias ou semanas;
  • Relatório final para aprendizagem e útil no próximo ano.

Chegaste ao fim desta checklist a pensar “isto é muita coisa… vai exigir algum trabalho!”.

Estás a pensar em desistir de investir em Marketing Digital este ano? Então aqui fica um dado importante: no ano passado, 22% do valor gasto na Black Friday de 2022, em Portugal, foi em compras online e a expectativa é que esse número cresça para os 27% este ano.

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