O último quadrimestre do ano é um momento crítico para muitas empresas garantirem os seus objetivos de vendas anuais.
Com o Regresso às aulas, o Singles Day, a Black Friday/Black Month, Cyber Monday, Natal e Ano novo, esta Peak Season, é o momento onde o Marketing das empresas é desafiado a produzir resultados efetivos.
Adicionalmente, o aumento consecutivo do peso do online nas compras em Portugal obriga a que as empresas tenham estratégias de Marketing Digital bem pensadas e estruturadas.
Esta é a época do ano em que verificamos um aumento acentuado na procura de produtos ou serviços por parte dos consumidores, pelo que é uma oportunidade única para maximizar resultados.
Por isso, é essencial garantir que todas as etapas, desde a definição da estratégia à comunicação final, passando pela implementação técnica estão asseguradas, para rentabilizar ao máximo este momento.
A peak season é uma oportunidade para garantir que facilitamos a compra dos consumidores e vamos ao encontro das suas necessidades, ao mesmo tempo que procuramos conquistar novos clientes, aumentando assim a nossa quota de mercado.
Desafiamos-te a avaliar se a tua empresa está preparada para esta Peak Season, com esta checklist com todos os passos que te vão permitir elevar a tua estratégia de Marketing.
Peak Season: checklist
1. Solidificar a base
- Definir quais os objetivos da Peak Season para a marca;
- Analisar historicamente as ações e resultados dos anos anteriores;
- Análise detalhada:
- Do mercado;
- Da concorrência;
- Da própria marca;
- Compreender a jornada do consumidor da marca;
- Definir as métricas chave a serem medidas;
- Definir as ofertas especiais Peak Season a anunciar;
- Definir os público-alvos a atingir;
- Definir os canais digitais a utilizar;
- Compilar o Plano de Ação.
2. Preparar materiais
- Definir os timings de cada comunicação e os materiais necessários (landing pages, kit emails, criativos…);
- Escrever o conteúdo que irá acompanhar os anúncios;
- Criar peças criativas de Design capazes de prender a atenção dos utilizadores e criativos com mensagem e imagem adaptada aos diferentes momentos da jornada do consumidor;
- Alinhar o agendamento dos anúncios com os picos de compras durante a Black Friday e Natal;
- Definir e implementar estratégias para promover o contato com os consumidores mesmo após peak season.
3. Validar loja online
- Testar o website para identificar erros ou problemas;
- Revisão da página final (verificar integrações, métodos de pagamento…);
- Assegurar tempo de carregamento da website rápido;
- Otimizar o processo de checkout;
- Prever a procura e garantir stock suficiente, especialmente dos produtos mais populares;
- Garantir que o website está preparado para receber um grande aumento de tráfego;
- Oferecer várias opções de pagamento.

4. Go live
- Manter uma comunicação ativa e dinâmica com a comunidade da marca nas Redes Sociais;
- Implementar campanhas:
- **PPC Master** – Em Google Ads usar Promotion Extensions e Seasonality Adjustments;
- Medir as conversões e as micro-conversões (add-to-cart, begin checkout..);
- Medir o valor das vendas nas plataformas de compra e no GA4;
- Configurar as enhanced conversions;
- Garantir que o Merchant Center está corretamente configurado:
- Verificação final de todo o Tracking.
5. Análise e Otimização de Resultados
- Testes A/B
-
- No Copy
- Nos Criativos
- Na Landing Page (se for o caso);
- Acompanhar métricas chave definidas;
- Ajustar estratégia e ações quando necessário;
- Ajustar as estratégias de bid para determinados dias ou semanas;
- Relatório final para aprendizagem e útil no próximo ano.
Chegaste ao fim desta checklist a pensar “isto é muita coisa… vai exigir algum trabalho!”.
Estás a pensar em desistir de investir em Marketing Digital este ano? Então aqui fica um dado importante: no ano passado, 22% do valor gasto na Black Friday de 2022, em Portugal, foi em compras online e a expectativa é que esse número cresça para os 27% este ano.
Não fiques de fora, nós podemos ajudar-te. Descobre os 4 packs que preparamos para ti e aproveita os preços especiais até ao final de setembro!