10 mitos do Marketing Digital

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mitos marketing digital

Nascia há mais de 400 anos o hábito de contar ou inventar histórias no dia 1 de abril e esta é uma tradição levada muito a sério em várias partes do mundo. Para muitos é mesmo a ocasião perfeita para brincar com familiares, amigos e até com colegas de trabalho que são muitas vezes enganados apenas por diversão.

Como não podíamos deixar esta data passar em branco, decidimos, no dia das mentiras, reunir os 10 mitos mais populares sobre marketing digital, que ouvimos ao longo de mais de 15 anos de experiência. Vamos ver?

1. O Digital é barato

O valor da comunicação em meios digitais é calculado de forma distinta da comunicação em meios tradicionais. No online, falamos em custo por clique (CPC), custo por 1000 impressões (CPM) ou custo por ação (CPA).

Há cada vez maior competição no online, o que significa a necessidade de um orçamento mais otimizado para maximizar os resultados.

2. No Facebook só estão “velhotes”

O Facebook ainda é a rede social com mais utilizadores. Em 2022, o número de utilizadores mensais ativos cresceu cerca de 6,2% face ao ano anterior.

Para além disso, de acordo com o Report We are Social, em janeiro de 2022, 77,2% dos utilizadores do Facebook tinham menos de 45 anos.

3. O marketing digital é só para quem tem um negócio online

O Marketing Digital dá resposta a vários objetivos de negócio: aumentar o reconhecimento da marca, fidelizar clientes ou gerar contatos de potenciais interessados. Ou seja, pode servir vários interesses, quer para um negócio online, quer para um negócio offline. O digital ajuda a gerar mais oportunidades e a fortalecer o relacionamento com a nossa audiência.

4. Tenho um amigo que faz melhor e mais barato, qualquer coisa uso o Canva

Já todos ouvimos este mito. No entanto, é extremamente importante ter pessoas com conhecimento e experiência, capazes de transformar elementos visuais numa customer journey clara e intuitiva, tendo em conta as necessidades e motivações dos utilizadores, de forma a maximizar a conversão. Isto, claro, sempre em concordância com a identidade visual da marca.

5. A minha empresa é pequena, o Marketing Digital não é para mim

Este é um dos mitos mais ouvidos. O Marketing Digital é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada por qualquer empresa, independentemente do tamanho.

As pessoas passam cada vez mais tempo online. Há por isso uma janela de oportunidade para chegar a várias segmentações de público.

6. Os anúncios no TikTok são para quem faz “dancinhas”

Em 2022, o TikTok foi a aplicação móvel mais descarregada em todo o mundo. E, de acordo com a AppAnnie, é também a que gera mais consumo por parte dos utilizadores.

O valor gasto pelos utilizadores no TikTok aumentou cerca de 77% em 2021, totalizando um gasto de 2.3 biliões de dólares. Em comparação com os 1.3 biliões do ano anterior, foi uma grande subida.

É cada vez menos uma app de “dancinhas” e cada vez mais, uma rede social altamente lucrativa.

7 . O e-mail está a morrer: o RGPD foi o culpado

O E-mail Marketing é uma das ferramentas mais antigas do Marketing Digital e a verdade é que o RGPD reconfigurou a forma de trabalhar este canal, de modo a garantir uma maior satisfação por parte do utilizador. 

Contudo as estatísticas mostram que cada pessoa gasta, em média, mais de três horas por dia a ler e-mails de trabalho e cerca de duas horas e meia a ler e-mails na conta pessoal.

8. Conteúdo de qualidade vende-se sozinho

Criar bom conteúdo por si só não garante conversões efetivas. “O conteúdo é rei, mas a distribuição é rainha“. 

É preciso garantir que este conteúdo chega aos utilizadores e isso pode ser feito através de Search Engine Marketing (SEM), Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Advertising (SEA), mas também com uma estratégia de distribuição coesa em Social Media, E-mail e SMS Marketing.

9. As cookies vão acabar

Vão-se uns cookies, ficam outros. Estava anunciado que 2022 seria o fim da era dos cookies de terceiros, mas este fim foi adiado para 2023. Se acabarem os cookies de terceiros, os cookies primários ganham ainda mais relevância.

10. A Inteligência Artificial (IA) vai acabar com o meu posto de trabalho no marketing digital

Devemos encarar a IA como uma ferramenta e utilizá-la para aumentar a nossa produtividade. Um bom profissional terá sempre uma grande vantagem sobre a IA e nunca será substituído. Podemos deixá-la fazer trabalho mais operacional e dedicar mais tempo a estratégia.

A máquina ainda não consegue fazer tudo.

Agora que desconstruímos os 10 principais mitos do marketing digital, já consegues dar início às tuas estratégias online com maior confiança e conhecimento. 

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