Internacionalização empresarial: como pode o marketing digital ajudar?

Picture of Nuno Soares
Nuno Soares

SHARE THIS

internacionalização empresarial

O marketing digital tornou-se num pilar essencial dos negócios atuais e é crucial para todas as empresas que procuram expandir o seu alcance e internacionalizar as suas operações.

A internacionalização nunca foi tão complexa. No entanto, na economia globalizada de hoje, o marketing digital oferece às empresas uma maneira económica, mensurável e data-driven de se conectar com novos clientes, em mercados até aqui não explorados, de criar awareness e de impulsionar o crescimento das vendas.

Marketing digital para a internacionalização: quais as vantagens?

Em primeiro lugar, uma boa estratégia de marketing digital permite que as empresas alcancem um público global, com mínimo esforço e custos reduzidos.

Os métodos tradicionais de marketing, como a televisão e a publicidade impressa, podem ser proibitivamente caros, principalmente para pequenas e médias empresas com orçamentos mais limitados.

Por outro lado, os canais de marketing digital, como Paid Media ou Search Engine Optimization (SEO), oferecem uma maneira mais eficiente e cirúrgica para impactar novos potenciais clientes.

Internacionalização e social media: a importância da segmentação

As plataformas de social media como Facebook, Instagram e LinkedIn proporcionam ferramentas poderosas para atingir públicos específicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos.

Isto permite às empresas criarem campanhas altamente personalizadas que impactam clientes em diferentes mercados. Ao mesmo tempo minimizam o desperdício de gastos com anúncios e audiências com pouca probabilidade de conversão.

Estas plataformas dão ainda a possibilidade de construir uma forte presença e reputação online, o que é crucial para internacionalizar o seu negócio.

Assim, as marcas podem gerar/aumentar as suas comunidades, interagir com os seus clientes e impulsionar o crescimento das suas vendas internacionais, sem a necessidade de muitos recursos ou orçamentos demasiado elevados.

Para além disso, a utilização destas plataformas garante às empresas um campo de atuação nivelado, permitindo que PME’s concorram com empresas maiores e estabelecidas na escala global.

Internacionalização: estar bem posicionado é crucial

O Google é outro player fundamental na internacionalização de uma empresa. Com mais de 90% de todas as pesquisas na Internet realizadas no Google, é essencial que as marcas tenham uma forte presença online, otimizada para os algoritmos do motor de busca.

Ao investir em SEO e criar conteúdo de alta qualidade, relevante para clientes em diferentes mercados, as empresas podem melhorar a sua visibilidade nos resultados de pesquisa e atrair mais tráfego orgânico para seu site.

Google Ads é também uma ferramenta poderosa para as marcas que procuram expandir o seu alcance. As empresas podem criar campanhas segmentadas que atingem públicos específicos com base em consultas de pesquisa, localização e outros critérios.

Isso permite criar campanhas altamente personalizadas, que atinjam clientes nos diferentes mercados e impulsionem o crescimento das vendas.

Outra alternativa é a Amazon. Uma plataforma poderosa para a internacionalização de empresas com e-commerce, por exemplo.

presença online

A Amazon oferece a estas empresas uma oportunidade única de encontrar novos clientes, em vários mercados, através do seu Marketplace. Aqui podem vender os seus produtos diretamente a clientes em diferentes regiões e, através da Amazon Advertising, as empresas podem criar campanhas direcionadas para atingir públicos específicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos.

Ao utilizar a plataforma da Amazon, é possível aproveitar a confiança e a credibilidade associadas a esta marca e explorar o seu elevado volume de tráfego para gerar novas leads e vendas.

O marketing digital é imperativo para a internacionalização

Em conclusão, o marketing digital é essencial para a internacionalização de uma empresa e o Google, a Amazon, ou as várias plataformas de social media, garantem  ferramentas poderosas para crescer além fronteiras.

À medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado, o marketing digital continuará a desempenhar um papel vital no sucesso das empresas que ambicionam expandir-se. Como há especificidades em cada mercado, esta estratégia exige um know how elevado e é importante trabalhar com o parceiro certo.

Sente o efeito Adclick na tua empresa!