Google Marketing Live 2023: as principais novidades

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Se trabalhas com ou em Marketing Digital, conheces o Google Marketing Live, o evento anual da Google onde são apresentadas as várias novidades e os avanços tecnológicos do setor.

Durante o evento, são divulgadas as apostas da Google para, em conjunto com marcas e agências, alavancar negócio e aumentar o lucro em todas as operações. 

Google Marketing Live 2023: o que vem por aí?

Um dos grandes temas dos últimos meses tem sido a inteligência artificial. O boom do Chat-GPT acelerou o investimento e a utilização deste tipo de modelos de linguagem, mas também deu continuidade à aposta que estava a ser feita em matérias de machine learning. 

Portanto, não foi surpreendente que no Google Marketing Live 2023 tenham sido apresentadas várias novidades focadas no papel da IA com o objetivo de impulsionar resultados, aproximar empresas a clientes e entregar comunicações de forma eficaz e eficiente.

Entre as novidades anunciadas, a maioria pretendia facilitar a criação de imagens de produtos personalizadas,  gerir ativos criativos, melhorar a relevância dos anúncios e escalar campanhas de Google Ads.

À medida que mergulhamos nas inovações trazidas pelo Google, ficou evidente que a IA desempenhará um papel cada vez mais central no sucesso das estratégias de Marketing. 

A lista de atualizações e anúncios é extensa, por isso, vamos focar-nos nas que consideramos mais relevantes e de que forma as mesmas vão impactar quem trabalha no Marketing Digital, em especial Google Ads:

  1. Generative AI/SGE
  2. Demand Gen Campaigns
  3. Criação Automática de Assets para a Performance Max com IA
  4. Mudanças a nível de Ecommerce: Product Studio e Google Merchant Center Nex

1. Search Generative Experience (SGE)

Durante os últimos 25 anos, a Google tem construído o motor de pesquisa que se tornou hoje o mais utilizado do mundo ocidental. Durante esse período, a empresa procurou sempre encontrar maneiras de evoluir e melhorar a experiência dos utilizadores no processo de pesquisa.

Com os novos avanços na IA generativa, a Google está a tentar reinventar a forma como pesquisamos e a forma como o próprio motor de pesquisa funciona. 

Com a introdução do SGE, esse processo de pesquisa torna-se muito mais interativo e intuitivo, incentivando os utilizadores a fazerem perguntas de acompanhamento. Dessa forma, a experiência de pesquisa fica mais parecida com uma conversa, em vez de apenas inserirmos termos de pesquisa numa máquina que devolve resultados. 

O SGE simplifica a pesquisa, permite à máquina entender o tópico que queremos encontrar mais rapidamente, assim como permite-lhe descobrir novos pontos de vista e realizar tarefas com mais facilidade.

Esta abordagem de teste para os resultados de pesquisa utilizará machine learning para fornecer aos utilizadores resultados mais personalizados com base na sua jornada de pesquisa e até pistas contextuais.

O que é que isto implica? Com tantas mudanças na forma como os resultados de uma pesquisa são apresentados, isto pode implicar flutuações nos resultados pagos e orgânicos e causar impacto em termos de rankings, tráfego e custos de publicidade, reforçando ainda a importância das PMax e dos Feeds de Shopping. 

Torna-se portanto ainda mais crucial ter o feed bem configurado e as informações do produtos corretamente adicionadas.

2. Campanhas Demand Gen

No campo das novidades, foram também anunciadas novas soluções impulsionadas por IA como forma de ajudar agências e marcas a aumentar a sua criatividade e gerar maior procura.

A base deste novo tipo de campanhas tem como objetivo potenciar aquilo que os utilizadores mais valorizam na sua experiência de navegação:

  • Conteúdo recomendado;
  • Acessibilidade;
  • Boa experiência do utilização.

Surgem então dois novos tipos de Campanhas: Demand Gen e Video View Campaigns.

O principal foco deste tipo de campanhas é trabalhar o meio do funil de marketing, tornando mais fácil comunicar com potenciais consumidores e gerar maior procura, de modo a gerar venda, e a forma de o fazer é através de criativos relevantes e imersivos que levam à ação e à conversão.

Através das campanhas de Demand Gen, os vídeos e imagens com melhor performance são apresentados em touchpoints específicos como o YouTube, YouTube Shorts, Discover e Gmail.

O facto de ser possível usar imagens e vídeo nestas campanhas em simultâneo é uma das grandes diferenças face às campanhas de Discovery.

Outra das principais mudanças  é que nestas campanhas vai ser possível criar audiências preditivas baseadas em 1st party data (listas de audiências, entre outros). Este ponto é especialmente relevante uma vez que, desde dia 1 de Maio, deixou de ser possível criar novos Segmentos Semelhantes.

Ao otimizar as campanhas para conversão, assim como para estratégias de bidding de Maximize Clicks, é possível criar campanhas mais relevantes com base nos nossos objetivos e que, com a comunicação certa, levem à ação certa no momento certo.

Já as campanhas de Video Views vão permitir maximizar as visualizações através dos formatos in-stream, in-feed e YouTube Shorts tudo numa só campanha.

Com estas soluções AI-driven, a evolução é também acompanhada a nível de reporting e insights, permitindo medir o impacto destas campanhas em termos de brand lift, search lift e data driven attribution, de forma a termos mais informação para tomar melhores decisões nas nossas campanhas.

Bard by Google

3. Criação Automática de Assets para a Performance Max com IA

E novamente, esta terceira grande novidade está ligada à inteligência artificial, o tema do ano.

Assim, o Google anunciou a criação de um conjunto de recursos (títulos, descrições e imagens) para as Campanhas PMax com base em detalhes fornecidos sobre a empresa ou a marca.

Ao longo da implementação vai ser possível fazer uma revisão desses conteúdos, ficando na nossa mão decidir se pretendemos manter ou remover os recursos sugeridos. Podemos ainda guiar a IA para criar mais versões dentro daquilo que idealizamos.

Estas alterações vão simplificar a criação de conteúdo para os anúncios e dar-nos outros ângulos e outras abordagens sugeridas por IA.

Contudo será certamente necessário garantir que os conteúdos gerados se enquadram nas guidelines e na visão das marcas e dos clientes.

Além disso, a nível de reporting também veremos uma melhoria nos dados disponíveis, uma vez que será possível visualizar estatísticas sobre os assets com melhor performance, assim como recomendações de melhoria que podem gerar maior impacto no desempenho da campanha.

4. Mudanças a nível de Ecommerce: Product Studio e Google Merchant Center Next

Durante o Google Marketing Live, a Google lançou o Product Studio com o intuito de ajudar anunciantes e marcas a editar e aprimorar imagens para produtos e serviços, de forma fácil e simples.

Esta plataforma é essencialmente direccionada a pequenas e médias empresas, sem capacidade de desenvolvimento interno e com pouca possibilidade de suportar os custos de avançar com a contratação de equipas especializadas.

No Marketing Digital é fundamental captar a atenção dos utilizadores. Competimos com centenas de competidores por essa mesma atenção, sendo que no e-commerce ainda é mais evidente. O Google Product Studio traz os benefícios da IA generativa para ajudar a contornar a dificuldade das marcas.

Através dessa plataforma vai ser possível :

  • Criar backgrounds adaptados às necessidades – para fazer testes A/B ou Campanhas Sazonais (Campanha de Verão)
  • Remover imagens de fundo – ai ser possível colocar o produto sobre um pano de fundo branco. Será possível remover o background de forma simples e fácil.
  • Aumentar a resolução das imagens – vai ser possível melhorar a qualidade de imagens de baixa ou pequena resolução sem ser necessário tirar novas fotografias do produto.

O Merchant Center Next é outra das novidades divulgadas – uma versão simplificada do Google Merchant Center, que permite gerir os produtos que aparecem no Google.

O número de empresas que usam o Merchant Center tem vindo a aumentar, e por isso, a Google criou uma versão mais simples para ajudar pequenas empresas a poderem beneficiar desta presença online e divulgarem os seus produtos na rede Google.

Com o Merchant Center Next será muito mais simples criar um feed para os produtos, uma vez que agora toda a informação necessária (produto, preço, imagem, descrição e outras) será recolhida diretamente do website da empresa. Essa plataforma também facilitará o trabalho de empresas que tenham lojas físicas e online, uma vez que estas poderão ver todos os produtos numa única visualização, abrangente, facilitando a gestão de stocks online e offline.

O lançamento desta nova plataforma já arrancou e o objetivo é que esteja disponível de forma global em 2024.

 

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