A partir de julho de 2023, o Google Analytics 4 (GA4) irá substituir de vez o Universal Analytics (UA).
Ainda não fizeste a mudança? Neste artigo mostramos-te passo a passo como fazer a migração para o novo Google Analytics 4.
Como podes configurar o GA4?
1. Criar a propriedade Google Analytics 4
Para criar um propriedade GA4, tens que na tua conta aceder a Google Analytics > Administração > Criar propriedade.

No ecrã seguinte podes escolher a versão da propriedade que pretendes criar: Versão GA4, Versão Universal Analytics ou ambas.

Como a Google anunciou que a partir de 1 de julho de 2023 a versão atual do Universal Analytics será descontinuada e o Google Analytics 4 passará a ser a versão permanente, aconselhamos que continues a usar a versão UA em paralelo com a versão GA4. Assim, começas a recolher dados na nova versão e podes ganhar maior familiaridade com as novas funcionalidades.
Depois de teres escolhido a versão da propriedade, tens que preencher alguns campos como o nome da propriedade, país e hora, assim como definir a “moeda” em que vais querer analisar os relatórios, e clica no botão “Seguinte”.

No ecrã seguinte, tens que inserir, desta vez, informações comerciais sobre a tua empresa, como o setor, o tamanho e a finalidade do uso do GA4.
Clica em “Criar” após teres preenchido estes campos.

2. Escolher e configurar a plataforma no GA4
Como já dissemos, o GA4 permite analisar dados do teu website e/ou aplicação, para Android e iOS.
GA4 para websites: como configurar a propriedade
Para configurar o GA4 para websites deves escolher a opção “Web” e definir no ecrã seguinte o “url do website” e o “nome do fluxo”. Depois de preencheres esses campos, carrega em “Criar stream”.
O campo “Medição Otimizada” estará selecionado. São os eventos que o GA4 considera como “eventos base” do teu website para poder analisar.

Depois de teres realizado essa etapa, serás rencaminhado para a página “Detalhes da stream web”.
Chegando aqui, a versão GA4 já está instalada no teu website, mas vai ser necessário configurar a “Etiqueta” para a propriedade começar a coletar dados.

Seleciona a opção “Veja as instruções da etiqueta”. Tens várias possibilidades para poder configurar a etiqueta Google no teu website:
- Instalar através de um criador de website ou um CMS
- Instalar a etiqueta manualmente
- Configurar etiqueta através do Google Tag Manager (GTM).
Podes instalar a etiqueta Google através do GTM com o código que está no campo “ID de Medição”. Vais ter que copiar esse código para poder continuar a configuração da etiqueta.

Configurar a etiqueta do Google através do Google Tag Manager
Agora tens que aceder à tua conta GTM para iniciar a configuração da Etiqueta Google. Tens que clicar em “Etiquetas” > “Nova”.
A seguir, clicar em “Configuração da etiqueta” e escolher o tipo da tag que queres. Neste caso, selecionar “Google Analytics: Configuração do GA4”.

Uma nova página irá surgir onde deves colar o código de “ID de medição” que copiaste anteriormente na propriedade GA4.


Podes ver a lista completa no site da Google.
Nota: Depois de teres criado a etiqueta no TGM, é importante que faças uma pré-visualização para verificar se a etiqueta está a funcionar corretamente no teu website.
E o que é um evento no GA4?
No Google Analytics 4, um evento permite-te medir uma ação realizada pelo utilizador, como por exemplo:
- Cliques no link;
- Carregamento de uma página;
- Ver um vídeo;
- Submeter um formulário;
- Adicionar um produto no carrinho;
- Concluir uma compra.
Graças ao Machine Learning do GA4, vais conseguir recolher vários tipos de eventos:
Eventos automáticos
São eventos básicos que vais conseguir recolher consoante as interações que o utilizador vai fazer no teu website ou aplicação, sem realizar qualquer configuração (scroll na página, primeira visita, cliques, page views, user engagement…).
Podes ver a lista completa no site da Google.

Eventos recomendados
Vais conseguir medir eventos recomendados pelo Google Analytics 4 para analisares comportamentos adicionais dos utilizadores assim como gerir relatórios mais detalhados. Estes eventos não são recolhidos automaticamente e têm que ser configurados.
Exemplo de eventos recomendados GA4:
- earn_virtual_currency
- join_group
- purchase
- sign_up
Podes consultar a lista completa no site da Google.
Eventos personalizados GA4
Um evento personalizado tem de ser configurado por ti. São informações ou comportamentos específicos que queres analisar. Este tipo de eventos faz sentido, se os eventos automáticos não derem resposta ao que pretendes analisar.
Nota: um evento não é automaticamente considerado uma conversão. Uma conversão é um evento específico ou um conjunto de eventos que vais decidir medir como objetivo final.
Como criar uma conversão a partir de um evento GA4?
Mas o que é uma conversão? Uma conversão é uma ação específica que um utilizador vai realizar no teu Website ou Aplicação e que vais considerar como um objetivo de sucesso para a tua empresa (como por exemplo uma compra, uma inscrição numa newsletter, uma submissão de formulário…).
Como o Google Analytics 4 consegue recolher eventos automaticamente, vais poder aproveitá-los facilmente em função da estratégia da tua empresa. Para conseguir transformar esses eventos em conversão, só precisas marcar um evento que mede a ação do utilizador em conversão, na plataforma, em 3 passos:
Tens que ir ao menu Administração > Eventos > Marcar como conversão o evento que deseja.

Tens a possibilidade de marcar até 30 eventos como conversões. O GA4 marca automaticamente os seguintes eventos como conversões:
- Purchase (Website e Aplicação)
- First_open (Aplicação)
- In_app_purchase (Aplicação)
- app_store_subscription_convert (Aplicação)
- app_store_subscription_renew (Aplicação)
Alguns destes eventos recolhidos automaticamente pelo GA4 podem não dar resposta às necessidades do teu negócio. Por isso, também tens a possibilidade de configurar eventos mais específicos pelo Google Tag Manager.
Como analisar os dados no Google Analytics G4?
Com a versão GA4, vais conseguir recolher dados baseados na recolha de eventos que te vai permitir analisar e perceber o comportamento dos utilizadores no teu website ou app.
Assim, vais conseguir tomar decisões estratégicas para melhorar negócio.
Quais são os relatórios disponíveis no GA4?
Para ver todos os relatórios, clica no menu à esquerda em “Relatórios”. Nesse separador, tens uma visão geral do público, eventos e fluxos de dados e há 4 principais relatórios.
Relatório em Tempo real

Relatório de aquisição

Este relatório apresenta gráficos e tabelas que correspondem ao volume de sessões e utilizadores por canais de aquisição. Ou seja, vais conseguir analisar como os utilizadores encontram o teu website e/ou aplicação, de onde eles vêm (orgânico, facebook, Google Ads, e-mail…)
Os gráficos são praticamente os mesmos entre “Aquisição de Utilizadores” e “Aquisição de Tráfego”. A única nuance entre os dois é a noção de engajamento que é mais destacada na primeira parte.
Relatório de Interação
