Google Analytics 4 (GA4): como podes configurar?

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Marina Ferreira

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Google Analytics 4 (GA4): como podes configurar?

A partir de julho de 2023, o Google Analytics 4 (GA4) irá substituir de vez o Universal Analytics (UA).

Ainda não fizeste a mudança? Neste artigo mostramos-te passo a passo como fazer a migração para o novo Google Analytics 4.

Como podes configurar o GA4?

1. Criar a propriedade Google Analytics 4

Para criar um propriedade GA4, tens que na tua conta aceder a Google Analytics > Administração > Criar propriedade.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

No ecrã seguinte podes escolher a versão da propriedade que pretendes criar: Versão GA4, Versão Universal Analytics ou ambas.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Como a Google anunciou que a partir de 1 de julho de 2023 a versão atual do Universal Analytics será descontinuada e o Google Analytics 4 passará a ser a versão permanente, aconselhamos que continues a usar a versão UA em paralelo com a versão GA4. Assim, começas a recolher dados na nova versão e podes ganhar maior familiaridade com as novas funcionalidades.

Depois de teres escolhido a versão da propriedade, tens que preencher alguns campos como o nome da propriedade, país e hora, assim como definir a “moeda” em que vais querer analisar os relatórios, e clica no botão “Seguinte”.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

No ecrã seguinte, tens que inserir, desta vez, informações comerciais sobre a tua empresa, como o setor, o tamanho e a finalidade do uso do GA4.

Clica em “Criar” após teres preenchido estes campos.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

2. Escolher e configurar a plataforma no GA4

Como já dissemos, o GA4 permite analisar dados do teu website e/ou aplicação, para Android e iOS.
Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

GA4 para websites: como configurar a propriedade

Para configurar o GA4 para websites deves escolher a opção “Web” e definir no ecrã seguinte o “url do website” e o “nome do fluxo”. Depois de preencheres esses campos, carrega em “Criar stream”.

O campo “Medição Otimizada” estará selecionado. São os eventos que o GA4 considera como “eventos base” do teu website para poder analisar.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Depois de teres realizado essa etapa, serás rencaminhado para a página “Detalhes da stream web”.

Chegando aqui, a versão GA4 já está instalada no teu website, mas vai ser necessário configurar a “Etiqueta” para a propriedade começar a coletar dados.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Seleciona a opção “Veja as instruções da etiqueta”. Tens várias possibilidades para poder configurar a etiqueta Google no teu website: 

  • Instalar através de um criador de website ou um CMS
  • Instalar a etiqueta manualmente
  • Configurar etiqueta através do Google Tag Manager (GTM).

Podes instalar a etiqueta Google através do GTM com o código que está no campo “ID de Medição”. Vais ter que copiar esse código para poder continuar a configuração da etiqueta.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Configurar a etiqueta do Google através do Google Tag Manager

Agora tens que aceder à tua conta GTM para iniciar a configuração da Etiqueta Google. Tens que clicar em “Etiquetas” > “Nova”.

A seguir, clicar em “Configuração da etiqueta” e escolher o tipo da tag que queres. Neste caso, selecionar “Google Analytics: Configuração do GA4”.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Uma nova página irá surgir onde deves colar o código de “ID de medição” que copiaste anteriormente na propriedade GA4.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?
Depois de colado o código de “ID de medição”, clica em “Acionadores”. Abrirá uma nova página, na qual vais ter que escolher o acionador “All pages”. Depois de teres selecionado o acionador, não te esqueças de preencher o campo “Nome da Etiqueta”, clicar no botão “Guardar” e “Enviar.
Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Podes ver a lista completa no site da Google.

Nota: Depois de teres criado a etiqueta no TGM, é importante que faças uma pré-visualização para verificar se a etiqueta está a funcionar corretamente no teu website.

E o que é um evento no GA4?

No Google Analytics 4, um evento permite-te medir uma ação realizada pelo utilizador, como por exemplo:

  • Cliques no link;
  • Carregamento de uma página;
  • Ver um vídeo;
  • Submeter um formulário;
  • Adicionar um produto no carrinho;
  • Concluir uma compra.

Graças ao Machine Learning do GA4, vais conseguir recolher vários tipos de eventos:

Eventos automáticos

São eventos básicos que vais conseguir recolher consoante as interações que o utilizador vai fazer no teu website ou aplicação, sem realizar qualquer configuração (scroll na página, primeira visita, cliques, page views, user engagement…).

Podes ver a lista completa no site da Google.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Eventos recomendados

Vais conseguir medir eventos recomendados pelo Google Analytics 4 para analisares comportamentos adicionais dos utilizadores assim como gerir relatórios mais detalhados. Estes eventos não são recolhidos automaticamente e têm que ser configurados.

Exemplo de eventos recomendados GA4:

  • earn_virtual_currency
  • join_group
  • purchase
  • sign_up

Podes consultar a lista completa no site da Google.

Eventos personalizados GA4

Um evento personalizado tem de ser configurado por ti. São informações ou comportamentos específicos que queres analisar. Este tipo de eventos faz sentido, se os eventos automáticos não derem resposta ao que pretendes analisar.

Nota: um evento não é automaticamente considerado uma conversão. Uma conversão é um evento específico ou um conjunto de eventos que vais decidir medir como objetivo final.

Como criar uma conversão a partir de um evento GA4?

Mas o que é uma conversão? Uma conversão é uma ação específica que um utilizador vai realizar no teu Website ou Aplicação e que vais considerar como um objetivo de sucesso para a tua empresa (como por exemplo uma compra, uma inscrição numa newsletter, uma submissão de formulário…).

Como o Google Analytics 4 consegue recolher eventos automaticamente, vais poder aproveitá-los facilmente em função da estratégia da tua empresa. Para conseguir transformar esses eventos em conversão, só precisas marcar um evento que mede a ação do utilizador em conversão, na plataforma, em 3 passos:

Tens que ir ao menu Administração > Eventos > Marcar como conversão o evento que deseja.

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Tens a possibilidade de marcar até 30 eventos como conversões. O GA4 marca automaticamente os seguintes eventos como conversões:

  • Purchase (Website e Aplicação)
  • First_open (Aplicação)
  • In_app_purchase (Aplicação)
  • app_store_subscription_convert (Aplicação)
  • app_store_subscription_renew (Aplicação)

Alguns destes eventos recolhidos automaticamente pelo GA4 podem não dar resposta às necessidades do teu negócio. Por isso, também tens a possibilidade de configurar eventos mais específicos pelo Google Tag Manager.

Como analisar os dados no Google Analytics G4?

Com a versão GA4, vais conseguir recolher dados baseados na recolha de eventos que te vai permitir analisar e perceber o comportamento dos utilizadores no teu website ou app.

Assim, vais conseguir tomar decisões estratégicas para melhorar negócio.

Quais são os relatórios disponíveis no GA4?

Para ver todos os relatórios, clica no menu à esquerda em “Relatórios”. Nesse separador, tens uma visão geral do público, eventos e fluxos de dados e há 4 principais relatórios.

Relatório em Tempo real

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?
Este relatório, vai permitir ter uma vista instantânea com um mapa que te vai mostrar, em tempo real, a posição de cada utilizador que está a navegar no website. Podes focar-te em cada utilizador através do mapa e ver a navegação e as interações que está a realizar em tempo real (origem do utilizador, eventos acionados, visualizações de página…)

Relatório de aquisição

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?

Este relatório apresenta gráficos e tabelas que correspondem ao volume de sessões e utilizadores por canais de aquisição. Ou seja, vais conseguir analisar como os utilizadores encontram o teu website e/ou aplicação, de onde eles vêm (orgânico, facebook, Google Ads, e-mail…)

Os gráficos são praticamente os mesmos entre “Aquisição de Utilizadores” e “Aquisição de Tráfego”. A única nuance entre os dois é a noção de engajamento que é mais destacada na primeira parte.

Relatório de Interação

Google Analytics 4 (GA4), Como configurar?
Com este relatório terás acesso a dados de e-commerce. Vais conseguir perceber a rentabilização das tuas vendas (receita, volume total de compras, produtos comprados…).

E o que acontece com a minha conta do Universal Analytics?

Depois de ter lido este artigo e aprender mais detalhadamente sobre as funcionalidades do Google Analytics G4, fica a pergunta: o que vai acontecer com a tua conta Google Analytics Universal? Como a Google já anunciou uma data definitiva do GA Universal, a partir de Julho de 2023, as contas vão parar de recolher dados do teu Website, ou seja, a partir dessa data nenhum novo dado será recolhido. É, por isso, fundamental, começar desde já a migração para o Google Analytics GA4. Para finalizar, avisamos que não será possível migrar o teu histórico de dados GA Universal para a nova conta GA4. Até o momento não é possível, e pensamos que nunca será sabendo que o método de recolha de dados, análise de métricas e IU são totalmente diferentes.