Procuras dicas para teres melhores resultados em campanhas META? As campanhas em Social Media, especialmente no Facebook e Instagram, foram-se tornando muito populares ao longo dos anos.
O número de utilizadores e o tempo que estes despendiam nestas aplicações foi aumentando e este fator representava uma janela de oportunidade grande para as marcas comunicarem com as pessoas.
A pandemia veio acelerar esta tendência e cada vez mais anunciantes criaram campanhas pagas nestas plataformas.
A concorrência aumentou, assim como os custos e, por isso, tornou-se ainda mais fundamental otimizar o desempenho das campanhas de forma a maximizar o retorno do investimento (ROI) e alcançar os objetivos definidos.
Há muitas otimizações que podem ajudar a melhorar o desempenho das campanhas. Neste artigo, ficam 7 dicas que vão ajudar a aumentar a eficácia das campanhas de Facebook Ads e maximizar o ROI.
O maior segredo? Testar, testar e testar porque o que resulta hoje, pode não resultar “amanhã” e o que funciona para um negócio não irá funcionar para outro.
Melhores resultados campanhas Meta: 7 dicas de otimização
1 – Utiliza o gerenciador de anúncios
O Gerenciador de Anúncios do META é a ferramenta online que permite criar, gerir e otimizar campanhas no Facebook e Instagram.
No Gerenciador de Anúncios podes criar anúncios em diferentes formatos e segmentar o público-alvo com base em interesses, comportamentos, localização e dados demográficos.
Se estás a direcionar pessoas para uma Landing Page ou para um website é obrigatório instalares o Pixel do Meta para medir eventuais conversões. Para saberes o que precisas de otimizar primeiro tens de medir e analisar e só depois podes otimizar.
E como gerir as campanhas?
2 – Utiliza o CBO
O que é o CBO? Um hambúrguer de uma marca internacionalmente conhecida? Poderia ser mas não é. É o Campaign Budget Optimization (CBO) e é uma opção que permite ao algoritmo do Facebook distribuir automaticamente o orçamento da campanha entre os anúncios e conjuntos de anúncios com base no desempenho.
Isso significa que, em vez de ser definido um orçamento para cada conjunto de anúncios individualmente, é definido um orçamento total para a campanha e o Facebook distribuirá o orçamento de acordo com o que está a ter melhor desempenho.
3 – Audiências Frias mais abertas
Quando chega a altura de definires o público para o qual vais comunicar, podes fazê-lo com base em interesses, comportamentos, localização e dados demográficos.
Isto permite-te ser muito específico e detalhado na definição do público, o que à partida seria bom. No entanto, não é bem assim… o algoritmo do META gosta pouco que restrinjam a sua liberdade de ação, por isso, deves segmentar os teus públicos mas não os restrinjas em demasia, caso contrário os custos por conversão vão subir.
4 – Audiências de Remarketing
Audiências de Remarketing são audiências quentes, ou seja, que já tiveram contacto com a tua marca em algum momento, seja por seguirem a tua página, por interagirem com ela; ou pessoas que iniciaram checkout ou que abriram e não preencheram um formulário.
Estas audiências estarão, à partida, mais interessadas nos teus serviços ou produtos e, portanto, com comunicações específicas e direcionadas, será mais fácil converterem, do que os públicos-frios.
Dica Ninja: se as tuas audiências de remarketing foram muito pequenas, podes agrupar algumas audiências que refletem comportamentos idênticos dentro do mesmo grupo de anúncios. Isto vai fazer com que o algoritmo tenha mais pessoas a quem entregar os anúncios e saia da fase de aprendizagem mais rapidamente.

5 – Exclui os converters
Quando o teu negócio precisa de gerar continuamente novas Leads/Contactos ou se procuras novas pessoas a quem vender o teu produto, deves excluir pessoas que já converteram. Caso contrário estás a gastar dinheiro em pessoas que não são interessantes para os teus objetivos de alcançar novas pessoas.
6 – Placements
Como já disse, o algoritmo do META não gosta de restrições. Por isso, quando estiveres a lançar uma campanha nova e estiveres a escolher em que placements queres apresentar os teus anúncios, deves manter a opção recomendada de aparecer em todos os placements.
O algoritmo está mais inteligente e gasta já menos budget nos placements com pior performance. No entanto, no final, podes sempre analisar onde o budget está a ser melhor gasto e, se fizer sentido, otimizar onde queres aparecer.
7 – Testar, testar e testar?
Pois bem, parece uma dica óbvia mas a verdade é que o algoritmo do META é muito rápido.
Se a tua campanha tiver maus resultados nos primeiros dias, a tendência será, com o passar do tempo, piorar. E se a tua campanha tiver bons resultados, a tendência, com o passar do tempo, é também piorar.
Por isso, não podes largar as tuas campanhas e esperar que tudo corra pelo melhor. A que é que isto te vai obrigar? Testar novas estruturas de campanhas e experimentar com frequência novas audiências, novos copy e novos criativos – aproveita para fazer testes A/B com diferentes criatividades.
Dica ninja: experimenta o formato vídeo, na horizontal e vertical. O vídeo foi tendência em 2022 e continua em destaque.