Na Adclick, queremos o melhor para os nossos clientes, por isso, procuramos estar sempre em evolução, ser mais produtivos e estar em constante adaptação. Esta flexibilidade é fundamental para garantir resultados, num mundo cada vez mais exigente. Estas dicas de produtividade alimentam o nosso dia a dia e queremos partilhá-lhas contigo.
Com determinação e dedicação, não há limites para o nosso crescimento e sucesso, nem para o dos nossos clientes.
“Focus on being productive instead of busy”
Tim Ferriss Tweet
Dicas de produtividade para otimizar o teu dia a dia
Dica 1: parar para planear
Pode parecer óbvio, mas nem sempre é fácil de nos lembrarmos. Quando estamos sobrecarregados, tendemos a “despachar temas” sem pensar no que é mais importante.
No entanto, é nesses momentos que é mais importante: parar, respirar e pensar nas prioridades. Pode ser útil reunir com alguém para discutir estratégias e dividir as responsabilidades de forma mais eficiente.
Dica 2: ter uma relação saudável com o email
O email é uma ferramenta incrível, mas que pode ser perigosa se não for usada com cuidado.
Com notificações ativas, pode tornar-se numa fonte constante de interrupções, prejudicando a produtividade e aumentando o stress.
Muitas vezes, temos a tendência de tratar das tarefas ou novos desafios imediatamente ao receber um email, sem avaliar adequadamente a prioridade e a urgência de cada um.
No entanto, é importante lembrar que a nossa caixa de entrada vazia nem sempre é um indicador de sucesso. É necessário estabelecer uma rotina clara, por exemplo, ir apenas ao email entre tarefas ou definir mesmo um horário.
Dica 3: muito cuidado com as notificações e interrupções
As notificações podem ser uma grande distração no trabalho, interrompendo o nosso raciocínio e prejudicando reuniões. Especialmente em projetos que exigem concentração e foco, é fundamental desativar as notificações para evitar interrupções desnecessárias.
Uma boa prática é definir momentos específicos do dia para ir ver e responder às mensagens, por exemplo, entre tarefas.
Se for uma urgência, é preferível que seja estabelecido o meio de contacto, por exemplo, chamada telefónica. Além disso, evitar notificações de trabalho no telemóvel pessoal pode ajudar a estabelecer limites saudáveis.
Dica 4: encontrar o horário onde somos mais produtivos
Ao começar o dia, geralmente temos uma ideia das tarefas mais importantes ou que vão exigir mais esforço.
Para garantir que essas tarefas são realizadas com a melhor qualidade possível, é importante alocá-las num momento em que estamos mais produtivos.
Cada pessoa tem seu próprio ritmo e energia durante o dia e é necessário descobrir qual é o horário ideal para realizar as tarefas mais desafiantes, seja isso manhã, tarde ou noite.

Dica 5: lembretes e blocos de tempo regulares
Para garantir que as nossas tarefas regulares são concluídas sem ocupar a nossa mente é importante escrevê-las e usar a tecnologia como “lembrete”.
No entanto, não devemos limitar-nos apenas às tarefas regulares, devemos também inserir blocos de tempo estratégicos no nosso calendário para inovação, formação, entre outras atividades.
Dica 6: pergunta ao ChatGPT
Se estás a enfrentar desafios de planeamento ou organização, não hesites em pedir ajuda ao ChatGPT para descobrires novas estratégias para resolver esses problemas.
O que podes perguntar ao ChatGPT?
- Esta semana tenho demasiadas reuniões, o que faço?
- Estou a sentir-me atolado em tarefas, o que posso fazer?
- Estou cansado, mas ainda tenho de enviar um email “bonito” de feedback ao cliente.
- Quero destacar-me mais na empresa, o que posso fazer?
Dica 7: assumir que ter pipeline é ok
Todos nós temos projetos e tarefas a cumprir e isso nunca vai ter fim, principalmente numa área como o digital em constante mudança e otimização.
Temos de aceitar que funciona assim, só não podemos falhar deadlines com os quais nos comprometemos. Se não for possível fazer, é preferível explicar o motivo. É importante também celebrar cada conquista ao longo do caminho.
Dica 8: rever prioridades
Quando temos muitas tarefas a realizar, é essencial revermos as prioridades e identificarmos as mais importantes.
Embora possamos sentir a tentação de começar por aquelas que nos apetecem mais, é importante reconhecer que adiá-las pode causar mais ansiedade e atrasos. Se estiver a ser difícil, devemos falar com alguém, não precisamos de lidar com os problemas sozinhos.
Dica 9: Técnica de Pomodoro
Esta técnica é particularmente útil quando estamos a ter dificuldade em manter o foco no que precisamos de fazer e para avaliar com precisão o tempo que demoramos a concluir certas tarefas.
Vais ver que é revelador! Um exemplo prático de como implementar a Técnica de Pomodoro é através do uso do site, mas existem muitas aplicações e extensões que podem testar.

Dica 10: Matriz de Eisenhower
Ao receber uma nova tarefa, é importante não agir impulsivamente e avaliar a sua urgência e prioridade.
Se for algo que possa ser resolvido rapidamente, em menos de 2 minutos, é recomendável executá-lo imediatamente.
Caso contrário, é importante avaliar a sua importância e impacto nos projetos em curso antes de decidir quando e como lidar com ela. A maior parte das vezes não são verdadeiras urgências.

Dica 11: dormir bem
Talvez estejam surpreendidos, mas é importante relembrar que descansar é crucial para aumentar a produtividade.
Quando não o fazemos, pode ser ainda mais difícil manter o foco e ter energia para realizar as tarefas.
Nessas situações, é necessário implementar estratégias mais efetivas para compensar a falta de descanso, pois o nosso corpo não está em plenas condições.
Devemos respeitar os nossos limites e cuidar da nossa saúde para sermos mais produtivos a longo prazo.
Dica 12: é sobre gestão de energia, não de tempo
Todos temos 24 horas num dia, mas o que diferencia é a forma como gerimos a nossa energia.
As pausas regulares são importantes para recarregar as baterias e manter a produtividade. Não adianta trabalhar horas seguidas e depois chegarmos a casa e não termos energia para aproveitar o resto do dia.
Dica 13: fazer uma tarefa de cada vez
Fazer multitasking é uma armadilha para a produtividade. Consome a nossa energia e, no final, temos a sensação de que iniciamos muitas coisas, mas não concluímos nada.
O desafio é estabelecer uma ordem de prioridade adequada para as tarefas e cumpri-las uma de cada vez, evitando distrações.

Dica 14: apontar tudo no mesmo sítio
Centralizar a informação é uma forma eficiente de poupar tempo no futuro. Ao escolhermos locais específicos para guardar compromissos, informações, tarefas e ideias, garantimos que essas notas estarão facilmente acessíveis quando precisarmos delas.
Isso evita a perda de tempo à procura de informação espalhada em diversos locais.
Dica 15: partir os projetos e desafios em partes
Quando enfrentamos uma tarefa grande e/ou complexa, pode ser difícil saber por onde começar.
Dividir o problema em partes menores é fundamental para entender como resolvê-lo. Para não esquecermos esta dica, podemos fazer uma analogia com uma pizza, nunca a comemos inteira, mas sim, fatia a fatia.
Dica 16: se a tarefa demorar menos de 2 minutos, fazer logo
Como diz David Allen, “If it takes less than two minutes, then do it now.”, ou seja se a tarefa demorar menos de dois minutos a ser concluída, é melhor fazê-la imediatamente, em vez de adiá-la e ter que pensar nela novamente. Isto ajuda a evitar a acumulação de pequenas tarefas que podem tornar-se problemas mais tarde.Por fim…
Ser organizado é fundamental para aumentar a produtividade.
No entanto, ser produtivo não se trata de fazer muitas coisas ou estar ocupado o tempo todo. É sobre fazer as coisas certas no momento certo. É necessário rever estas dicas de produtividade, rever prioridades e trabalhar nas tarefas que realmente importam.
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