Os grandes do setor tecnológico, como a Microsoft com o Bing AI, a Google com o Bard e a OpenAI com o ChatGPT, estão a tornar a tecnologia AI chatbot, habitualmente exclusiva a laboratórios de teste, acessível ao grande público.
Estes sistemas de AI baseados em LLM (Large Language Model) captaram rapidamente o nosso interesse graças a um conjunto de funcionalidades, mas sobretudo devido à sua capacidade de responder a uma ampla variedade de perguntas e realizar tarefas de linguagem natural, como tradução, criação ou sintetização de textos.
O pioneiro deste movimento foi, sem dúvida, o ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, uma empresa de pesquisa em inteligência artificial fundada em 2015 por um grupo de empresários, filantropos e cientistas, incluindo Elon Musk, Sam Altman, entre outros.
Neste artigo, vamos tentar perceber melhor o que é o ChatGPT, qual o seu impacto no marketing digital e como utilizamos esta ferramenta no nosso dia-a-dia.
ChatGPT: o que é e quais as limitações
O ChatGPT é um sistema de AI baseado em LLM. Este modelo é fruto de um processo de recolha de dados, pré-processamento, treino e ajuste, que permite a sua utilização em várias tarefas de linguagem natural.
Uma das áreas de negócio que mais tem abordado o surgimento do ChatGPT é o Marketing Digital. E não admira, as implicações desta ferramenta no digital são bastante significativas:
- a melhoria da experiência do utilizador;
- a automação do atendimento;
- a rápida criação de conteúdos;
- insights de dados.
Apesar do seu valor ser inegável, o ChatGPT possui algumas limitações significativas que devem ser consideradas ao usá-lo:
- gerar informações incorretas;
- gerar conteúdo tendencioso;
- ter insuficiente “conhecimento” do mundo e dos eventos após 2021.

Quais os principais desafios do ChatGPT?
Apesar de todas as vantagens, nem tudo “são rosas” e embora o ChatGPT tenha várias implicações positivas para o Marketing Digital, também há desafios a ter em conta na sua implementação:
- a criação de diálogos e respostas incoerentes com a identidade e os valores da marca;
- o fornecimento de informações imprecisas ou desatualizadas;
- as limitações linguísticas que podem colocar desafios à utilidade do chatbot em alguns mercados;
- a necessidade de integração com outros sistemas, como CRM e softwares de análise, com investimento financeiro significativo.
É importante lembrar que não existe regulamentação específica para estas novas ferramentas, e, por isso, as empresas têm de garantir que não são infringidas as leis de privacidade.
ChatGPT na Adclick
Na Adclick, fruto do nosso espírito curioso e inovador, temos vindo a explorar as inúmeras capacidades introduzidas pelo ChatGPT.
Apesar dos resultados produzidos pela ferramenta parecerem promissores, na maioria das vezes, é sempre necessário um olhar crítico por parte de um especialista para verificar e enriquecer as respostas com base no conhecimento já existente.
Acreditamos que ainda estamos longe de um cenário onde o Chat GPT consiga substituir por completo um profissional de marketing. Embora o Chat GPT seja capaz de gerar textos persuasivos e relevantes, ele não é capaz de substituir completamente a criatividade, o conhecimento de negócio e a capacidade de estratégia, o toque humano e a empatia que os profissionais de marketing oferecem.
Devemos encarar o ChatGPT como aquilo que é, uma ferramenta, e aproveitar a sua utilização para gerar maior produtividade.
Com os ganhos adquiridos no uso destas novas ferramentas, teremos mais liberdade para nos dedicarmos ao desenvolvimento e ao fomento de habilidades que as máquinas não conseguem executar.