Um negócio de sucesso opera sobre uma segmentação detalhada. A obtenção de informação rigorosa sobre quem é o público-alvo é crucial para a personalização da mensagem que quer transmitir para o consumidor.

Os benefícios de uma boa segmentação são variados: 

  1. Clareza sobre os comportamentos e desejos dos clientes, 
  2. Maior proximidade e interação com o consumidor, 
  3. Otimização de recursos, 
  4. Foco nos objetivos principais, 
  5. Aumento da satisfação do cliente. 

A segmentação tem uma forte ligação com os valores pessoais e é certo que, neste último ano, estes sofreram grandes alterações. Isto implica que a segmentação utilizada pela empresa até aos dias de hoje, pode não se adequar à realidade dos novos hábitos de consumo e expectativas do consumidor.

O timing certo

Até agora era incerto o rumo que o mundo iria tomar. No entanto, o regresso à normalidade traz a estabilidade necessária para investir no estudo do consumidor e perceber as suas novas exigências. Esta é a altura ideal para repensar a sua estratégia para que se possa aventurar nos novos projetos postos de parte durante a pandemia. 

É crucial que este estudo seja o mais detalhado possível para que se entendam as implicações a curto e longo prazo e se possa adequar a nova abordagem a um contexto diferenciado. É de notar que os diversos setores de atividade sofreram de forma única e que é necessário ter essas particularidades em conta na reformulação da nova estratégia. 

É essencial que os marketeers determinem se o enquadramento atual da sua segmentação ainda faz sentido e se os seus públicos-alvo se comportam como previsto. Revisitando a estratégia de segmentação, poderemos perceber o que mais interessa neste momento, como conquistar o novo consumidor e criar uma base sólida para futuros projetos ou campanhas. Deste modo, a empresa consegue um maior retorno de investimento e os esforços promocionais serão mais eficazes. 

Porque deve mudar? 

Se está incerto se a sua empresa irá beneficiar desta mudança, nós apresentamos algumas das maiores razões para revisitar a sua segmentação:

  • Segmentos repetidos ou irrelevantes

Pode acontecer que a sua empresa esteja atualmente a lidar com segmentos demasiado semelhantes o que pode trazer alguma dificuldade na personalização da mensagem a transmitir ou estejam ainda a considerar segmentos que já não se mostram relevantes para o negócio.

  • Informação desatualizada

É igualmente importante ter em consideração que as alterações a nível global tiveram impacto no comportamento do consumidor, o que implica que os dados pertinentes para cada segmento possam já não fazer sentido ou estejam obsoletos.

  • Novos grupos

Os eventos deste último ano trouxeram ao de cima novos grupos de pessoas que podem ser interessantes para a sua empresa. Se for o caso, então é imperativo perceber quem são e o que lhes importa e adaptar a estratégia para os conquistar. 

Tenha o sucesso que merece

Depois das dificuldades enfrentadas neste ano, pode haver hesitação em investir neste estudo. No entanto, saiba que esta é a oportunidade ideal para ajustar a sua segmentação para que melhor sirva o seu negócio. 

Agilize as suas equipas no sentido de tornar os seus esforços mais eficientes, melhorando a competitividade da sua empresa e fazendo chegar a sua mensagem ao público certo.

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Entrámos no mercado em 2007, num contexto em que o marketing digital provocou uma série de mudanças para as empresas e criou novas necessidades e oportunidades de negócio. Atualmente, destacamo-nos pelo know-how para a criação de estratégias digitais com dois grandes pilares de atuação: performance e construção de audiências. Com esses dois pilares, garantimos a capacidade de segmentar e qualificar a audiência para otimizar os resultados.