fundos 2020 reprogramar

Reprogramar os fundos Portugal 2020. Adclick pode ajudar.

A epidemia obrigou ao cancelamento de centenas de eventos internacionais. As empresas deixaram de ter onde se mostrar, perderam oportunidades de posicionamento e, sobretudo, perderam milhões de euros em vendas.

Nos orçamentos de marketing aprovados pelos fundos Portugal 2020 esvaziaram-se as principais rubricas:

  • Feiras internacionais
  • Conferências e encontros
  • Pitchs de produtos e negócios
  • Patrocínios e ações de ativação de marca

 

Mas a comunicação da marca não está perdida, porque tudo pode ser transposto para o digital. E é aqui que a Adclick pode ajudar. Resultado de um vasto know-how (mais de 13 anos no mercado) na criação de estratégias digitais com dois grandes pilares de atuação: performance e construção de audiências. Assim, com esta parceria no online, poderá transpor para o contexto digital as suas acções de promoção nos mercados internacionais, através do nosso Performance Studio (campanhas de promoção através do online). Em simultâneo, ainda poderá alimentar a sua audiência e envolver-se com a mesma, através de estratégias consolidadas de marketing de conteúdos através do nosso serviço de Content Studio (planeamento e produção de conteúdos digitais).

Envie um e-mail para marketing@adclick.pt ou ligue +351 910891343 para saber como recuperar os objetivos de crescimento de 2020.

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Porque deve reconverter o seu projeto Portugal 2020?

A epidemia do novo coronavírus congelou os mercados e, com eles, prejudicou milhões de empresas em todo o mundo. Em Portugal, milhares de empresas que começavam agora a arrancar com o negócio viram-se, em poucos dias, de volta à estaca zero.

Sensível à causa das empresas pequenas, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, em articulação com a União Europeia, repensou as regras de financiamento dos projetos empresariais no âmbito do programa 2020. Entre as novas normas, ficou decidido que as empresas seriam reembolsadas pela parte do investimento que, tendo sido feito para pagar presenças em feiras e eventos internacionais, não pôde ser recuperado.

A notícia é boa para as empresas, mas há uma inevitável questão a colocar: o que fazer com o orçamento que voltou para os cofres?

Reinvestir é fundamental

É natural que, por esta altura, o mercado não pareça atraente para grandes investimentos. 

As presenças em feiras e eventos servem muitos objetivos do negócio. Além da comunicação da marca ao mundo, permitem a construção de redes de contactos, aumentam a visibilidade de produtos e serviços, e lançam as primeiras peças de uma presença permanente na memória dos consumidores e do público-alvo.

Nenhum destes objetivos deixou de ser relevante para as empresas financiadas pelo programa Portugal 2020. Apesar do confinamento global e da crise económica que ameaça os mercados – ou sobretudo por estes motivos – as empresas continuam a ter de se destacar.

É necessário repensar a estratégia e encaixá-la no novo contexto global, por forma a minimizar o impacto da pandemia – e, na sequência, do cancelamento dos eventos presenciais. Uma ação rápida das empresas pode salvar o sucesso da execução dos projetos e, mais do que isso, o sucesso do próprio negócio.

Inove a experiência. Envolva os seus clientes.

Com os mercados literalmente fechados em casa, o digital assume-se como campo de batalha principal para todos os negócios. Mais do que isso: assume-se como o melhor alvo para investimento das verbas de divulgação que a pandemia não deixou aplicar.

O transporte bem sucedido de uma estratégia física para o contexto digital assenta sempre sobre os objetivos do negócio. Pense na estratégia como um meio para atingir um fim – só que, agora, só tem ao seu dispor as ferramentas digitais. 

De uma forma geral, há estratégias essenciais que devem ser consideradas, e nas quais a Adclick poderá surgir como o parceiro ideal:

Campanhas publicitárias digitais nos mercados internacionais

As ações de promoção nos mercados internacionais são facilmente transpostas para o contexto digital. O desafio será encontrar o mesmo público-alvo, adaptando as mensagens a um contexto de abordagem que não será aquele inicialmente pensado.

Por outro lado, o investimento em campanhas digitais tende a ser muito mais flexível do que o investimento publicitário tradicional. As marcas podem tirar partido da personalização e fazer valer o caráter multimédia das mensagens digitais.

As campanhas online contribuem para a visibilidade das marcas, mas também geram vendas e, quando bem feitas, reforçam o posicionamento do negócio. Sendo esta uma das áreas fortes da Adclick, vale a pena uma consulta ao nosso Performance Studio para ficar a saber, em detalhe, os serviços de que pode beneficiar.

Produção de conteúdos 

Não há nada que impeça a digitalização de um catálogo, muito pelo contrário: ele pode não só tornar-se virtual como altamente interativo. Da mesma forma, uma intervenção num debate pode facilmente transformar-se numa participação num webinar, num contributo escrito para uma publicação digital ou simplesmente num vídeo educativo.

Os conteúdos eletrónicos são um mundo de possibilidades e têm a vantagem de poderem ser difundidos em vários canais em simultâneo, em direto ou em diferido. Além disso, grande parte das empresas já produz conteúdos digitais para complementar os eventos físicos, pelo que basta reaproveitar o que já estava planeado e ajustar a estratégia de difusão.

Do ponto de vista dos objetivos do negócio, os conteúdos eletrónicos são uma espécie de canivete suíço: alimentam a visibilidade, reforçam o posicionamento, geram vendas e estimulam contactos. Não é por acaso que são elementos frequentes nos funis de conversão digital.

Sendo esta uma das principais áreas da estratégia digital, faz sentido o reforço do planeamento com um serviço de consultoria profissional – como o Content Studio da Adclick, que disponibiliza equipas especializadas no planeamento e produção de conteúdos digitais em português (Brasil e PALOP), francês, espanhol e inglês.

Muitas outras ferramentas e estratégias digitais existirão e servirão aos diferentes tipos de negócio. O mais importante é não parar, até porque os verdadeiros bons negócios são os que sabem reinventar-se e adaptar-se em momentos adversos. Pelo sucesso dos projetos Portugal 2020, é hora de repensar os modelos de marketing – e de continuar a investir as verbas que perderam alocação.

Adclick
Adclick

Entrámos no mercado em 2007, num contexto em que o marketing digital provocou uma série de mudanças para as empresas e criou novas necessidades e oportunidades de negócio. Atualmente, destacamo-nos pelo know-how para a criação de estratégias digitais com dois grandes pilares de atuação: performance e construção de audiências. Com esses dois pilares, garantimos a capacidade de segmentar e qualificar a audiência para otimizar os resultados.