
Não vamos parar.
Neste momento, a missão de cada um de nós é tentar reduzir a propagação do vírus. E na Adclick, assumimos a responsabilidade de continuar a desenhar estratégias, a partir de casa, que preservem o valor das marcas. O mercado pode ter abrandado o consumo, mas reforçou a atenção. Seguros em casa, os consumidores voltam-se para o digital e constroem uma audiência de enorme potencial. É hora de trabalhar o posicionamento no mercado.
É hora de viver a missão.
Sendo os donativos simples o caminho mais fácil, a verdadeira oportunidade é para as estratégias que combinem de forma harmoniosa a missão das marcas com as necessidades do país. A questão é simples: em que é que a sua marca, dentro da atividade habitual e cumprindo os valores que a orientam, pode contribuir para melhorar a vida dos portugueses?
Um pouco por todo o país têm surgido bons exemplos de posicionamento em tempos de crise. Houve marcas de roupa que contornaram a quebra das vendas reconvertendo unidades de produção, produtores de bebidas que aproveitaram o álcool da matéria-prima para fabricar desinfetante, hotéis que tornaram a perda de lucros das estadias em investimento de marca e empresas que, com as fábricas paradas, colocaram os equipamentos ao serviço da comunidade.
Porque as marcas não servem só para gerar receitas.
Elas servem para agregar os consumidores, uni-los em torno de uma visão, de um sentimento e de um propósito. Não é concebível que, precisamente durante a prova de fogo, elas falhem no cumprimento dessa missão.
Estamos, por isso, aqui para trabalhar marcas honestas, colaborativas e sensíveis à comunidade e aos desafios que ela enfrenta. Estamos a postos para aproveitar o enorme potencial de um mercado que abandonou as lojas mas está em casa de olhos postos no online. Estamos prontos para responder aos inesperados desafios orçamentais com criatividade e dedicação reforçadas.
Nós damos o exemplo em casa.
Não reservo espaço nesta nota para falsas modéstias. O desempenho das equipas da Adclick, que têm trabalhado incansavelmente para posicionar o Ekonomista e o Vida Ativa neste palco pandémico, tem sido notável. Em poucos dias ambos os portais encontraram um espaço onde podem ser úteis à população sem desviarem os olhos da missão que os orienta. São úteis, honestos, oportunos e reconhecidos. Mais do que fazer Marketing, isto é viver um propósito em todos os sentidos do termo.
E não estamos sozinhos.
Sabemos que o nosso propósito é partilhado por muitos parceiros e que, juntos, chegamos mais longe na construção de uma rede reputacional inabalável. Prova disso são as parcerias da Adclick com a Fidelidade e com a Multicare de que resulta a criação de uma nova secção do Ekonomista, que responde às questões dos portugueses com credibilidade e rigor científico.
Olhem por vocês, pelas vossas marcas e – juntos – vamos ultrapassar isto tudo.